top of page

🎞️Byte – antigo Vine volta em força

Ainda há um caminho difícil pela frente, e o hype inicial não é um marcador definitivo para o sucesso futuro. Mas de acordo com estas estatísticas do fornecedor de análise de aplicativos Sensor Tower, Byte, a segunda vinda do Vine, está a começar muito bem.


Como podes ver aqui, o Byte atingiu 1,3 milhão de downloads na sua primeira semana, superando o desempenho do Vine no mesmo período após o lançamento. E embora a comparação não seja exatamente justa - o Byte tem a vantagem de aproveitar a popularidade do Vine, e agora há mais utilizadores de redes sociais e aplicativos do que em 2013 - ainda é uma medida de desempenho muito boa para o aplicativo de vídeo de formato curto.

Mas o aplicativo não está totalmente livre de problemas. Um dos principais problemas que muitos utilizadores de Byte observaram no início é que os fluxos de comentários abaixo de cada vídeo foram inundados por pessoas que procuram desesperadamente aumentar as suas contagens de seguidores, com o objetivo de monetizar o seu conteúdo.

No lançamento, o fundador da Byte, Dom Hoffman, prometeu corrigir os erros do Vine, garantindo que os principais criadores e influenciadores da plataforma seriam pagos pelo seu trabalho - mesmo que o aplicativo precise investir em seu próprio financiamento para que isso aconteça. E, embora não haja parâmetros sobre como esse sistema de pagamento funcione, muitos utilizadores, ao que parece, acreditam que, se criarem muitos seguidores no aplicativo, poderão monetizar.

Como observado, não será um caminho fácil para o Byte, já que o Instagram, o Snapchat e o TikTok já estão pelo menos um pouco estabelecidos num espaço semelhante e já, no caso dos dois primeiros, oferecendo pelo menos alguma forma de monetização para os principais criadores.

1,3 milhão de downloads numa semana é significativo, mas teremos que esperar e ver como isso se traduz em utilizadores ativos e pessoas que retornam diariamente ao Byte.

E então, como é que isto afeta o TikTok? De certa forma, os dois aplicativos têm o potencial de canibalizar um ao outro, levando a menos sucesso em ambas as frentes e, se nenhum deles puder elaborar uma prática equitativa e sustentável para monetizar o seu conteúdo, isso fará com que eles percam o vapor rapidamente.

Mas é um bom começo e definitivamente despertará o interesse de muitos profissionais de marketing, considerando o potencial da "próxima grande novidade". #DMParticles #MarketingDigital #Byte #Tiktok #RedesSociais #Vine

Artigos Recentes

bottom of page