Facebook adquire a plataforma de GIFs GIPHY
O Facebook anunciou que adquiriu a plataforma GIPHY num acordo que vale cerca de $400 milhões de dólares.
O GIPHY é o banco de dados de GIFs mais popular da Web, com os seus 500 milhões de utilizadores ativos diários que consomem mais de 11 milhões de horas de GIFs todos os dias. O GIPHY conseguiu maximizar o seu uso oferecendo integração de API a uma variedade de sites - incluindo Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, entre outros.
Agora, o GIPHY fará parte da equipa do Instagram - conforme o Facebook:
"Muitas pessoas na nossa comunidade já conhecem e amam o GIPHY. De fato, 50% do tráfego do GIPHY vem da família de aplicativos do Facebook, metade do veem do Instagram. Ao reunir o Instagram e o GIPHY, podemos facilitar com que pessoas possam encontrar os GIFs e adesivos perfeitos em Stories and Direct ".
Então, o que isso significa para as outras plataformas que também usam o GIPHY para alimentar as suas funções de pesquisa de GIF? Bem, nada... para já pelo menos.
Conforme explicado pelo GIPHY:
"E para os nossos parceiros e programadores de API / SDK: os GIFs, adesivos, emojis, etc. do GIPHY não vão a lugar algum. Continuaremos a disponibilizar a GIPHY abertamente para o ecossistema em geral".
Então, o que exatamente o Facebook planeou para o seu novo brinquedo?
No anúncio, o Facebook não revela muito, apenas observando que a integração do GIPHY e do Instagram "acelerará a forma como as pessoas usam a comunicação visual para se conectarem".
GIPHY diz que:
"Os adesivos da GIPHY foram o ajuste perfeito para as camadas do Instagram Stories, enquanto a nossa pesquisa em GIF permitiu que todos capturassem essa emoção perfeita nos DMs do Instagram. Com base no sucesso dessas colaborações (e muitas outras), sabemos que há momentos emocionantes pela frente. . "
Como observado, os GIFs mostraram-se particularmente populares no Instagram, portanto, uma maior integração com o Stories faz sentido, embora ainda não haja indicação de como isso será.
Em fevereiro, o Instagram adicionou a capacidade de responder a Stories com GIFs - usando a sua integração GIPHY - que foi o último anúncio relacionado a GIF da empresa antes das notícias de aquisição atuais.
Isto poderia fornecer algum indicador de para onde estão a olhar em termos de planos do GIF, embora esperamos que o Instagram tenha algo mais significativo em andamento.
Obviamente, o Facebook também obterá novos benefícios de marca e rastreamento de dados, tanto pela exposição ampliada da nova marca 'GIPHY by Facebook' quanto pelo uso de conteúdo GIPHY em toda a web. O Google comprou a plataforma GIF Tenor em 2018, que é usada para melhor utilizar GIFs dentro das imagens do Google e outros serviços, além de ter a vantagem de poder rastrear mais tendências de dados através do uso de GIF.
O Tenor, por exemplo, divulgou repetidamente o valor do seu 'Gráfico emocional', que pode mapear com base no uso de GIF na Web.
Talvez, ao obter mais informações sobre o uso de GIF, o Facebook possa adicionar informações emocionais à sua capacidade de segmentação de anúncios, de modo a melhorar a resposta - se soubesses, por exemplo, que grupos de pessoas expressavam mais frequentemente certas emoções, o que poderia ajudar a perceber se estão mais abertos a mensagens ou produtos específicos, o que poderia ajudar o Facebook a aprimorar ainda mais o engagement.
Essencialmente, não há um esboço definitivo do que o acordo significa para os vários elementos, mas parece provável que o GIPHY continue a operar como já faz - embora haja uma possibilidade de que o Facebook possa impedir concorrentes em ascensão como o TikTok em algum momento.
Comments