top of page

🤫Facebook oculta o total de likes

No início deste mês, a especialista Jane Manchun Wong informou que descobriu que o Facebook em breve procurará seguir o Instagram e ocultar a contagem total de likes nas publicações do Facebook.



Como podes ver aqui - numa imagem tirada do código de back-end do Facebook - a lista de likes nesta interação não tem um número total, semelhante ao teste do Instagram.


Agora, o Facebook confirmou que está, de facto, a iniciar um teste para ocultar a contagem total de likes no Facebook, e começará com utilizadores australianos.



O Instagram começou este teste para remover o total de contagens de likes para utilizadores do Canadá em abril e depois expandiu para Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia em julho. Ainda não existem dados oficiais deste teste, mas, como a empresa mãe "Facebook"está agora a adotar o mesmo teste, presume-se que a experiência inicial deve mostrar alguns sinais positivos, com base em indicadores internos.


Em uma entrevista à CBS News em junho, o chefe do Instagram Adam Mosseri explicou que:


"Não queremos que o Instagram seja uma competição. Queremos que seja um lugar onde as pessoas gastam a sua energia conectando-se com as pessoas que amam e com as coisas com as quais se importam."

A remoção de contagens públicas, segundo Mosseri, poderia reduzir a comparação social e os seus impactos negativos associados.


Ainda podes ver a lista de likes completa em qualquer publicação do Instagram - das tuas ou de outras pessoas - simplesmente não podes ver o número total.



Como podes ver aqui, clica na nota 'outros' e irás para uma lista completa de todos os likes - para que possas ter uma boa ideia de quão popular é qualquer publicação. Não está claro, nesta fase, se o Facebook fornecerá a mesma opção no seu teste.


Curiosamente, ainda podem ver as listagens completas na versão web do Instagram, apesar de não estarem no aplicativo.



Isto pode estar a distorcer os dados de desempenho do Instagram - se as pessoas ainda estão a verificar a contagem total de likes on-line, e assim sendo como pode o Instagram saber se a mudança está a causar um impacto real? Obviamente, a maioria das pessoas usa o Instagram na App. Iremos ver como será com o Facebook, uma vez que tem mais utilizadores de desktop.


Como experiência, será interessante ver quais são os impactos reais e se o Facebook e o Instagram são capazes de quantificar benefícios positivos desta mudança. Alguns influenciadores de regiões onde a mudança foi implementada indicaram que já está a ter impactos negativos significativos, mas é difícil saber sem dados concretos e sem ver o que as próprias plataformas estão a usar como métricas para o sucesso.


Esta é a notificação que os utilizadores australianos do Facebook estão a ver quando acedem.


Artigos Recentes

bottom of page