top of page

👀Instagram vai ocultar os likes nos EUA já na próxima semana

Na sexta-feira, na Conferência WIRED25 em São Francisco, Adam Mosseri, anunciou que a plataforma vai estender o teste de ocultar o total de likes aos utilizadores nos EUA.



"Não todos os utilizadores dos EUA de uma vez, mas apenas alguns de vocês", disse Mosseri à plateia.

O teste de contagem oculta do Instagram gerou muitos debates na indústria de social media, com alguns a verem aqui uma grande vitória para a saúde da plataforma, e outros a questionar os impactos que isto terá no engagement, no marketing de influenciadores etc.


O teste inicial foi lançado no Canadá em maio, antes de ser expandido para mais sete países em julho.


Mas enquanto o teste está ativo há cerca de cinco meses, ainda não temos dados do Instagram sobre como o uso da plataforma mudou ou não mudou, nem temos uma ideia do que a plataforma está à procura como uma medida de sucesso para este teste.


A plataforma de marketing de influenciadores HypeAuditor publicou recentemente um estudo que parece sugerir que o número total de likes diminuiu nas regiões onde o teste está ativo, pelo menos para os influenciadores abrangidos neste estudo.



Como podes ver aqui, o teste do HypeAuditor usa o Reino Unido - onde o teste não está ativo – para comparação com regiões onde as contagens ocultas estão ativas. Os números gerais sugerem que a mudança teve um impacto na atividade do utilizador, mas como o estudo é isolado apenas para influenciadores, não é 100% claro se essas tendências refletem todos os utilizadores.


Mas de uma forma ou de outra, parece que rapidamente todos vamos ficar a saber.

Conforme Mosseri:

"É pelos jovens - a ideia é despressurizar o Instagram, torná-lo menos competitivo, dar mais espaço para as pessoas se concentrarem em conectar-se com as pessoas que gostam, coisas que as inspiram. Mas é realmente focado nos jovens".

O bem-estar tem sido o foco principal de Mosseri desde que assumiu o Instagram há um ano. E, de facto, Mosseri diz que ele esteve muito envolvido nesta mudança.


"Temos que ver como isto afeta o modo como as pessoas se sentem em relação à plataforma, como isto afeta o uso da plataforma, como isto afeta o ecossistema do utilizador".

O facto do Instagram estar a expandir o teste para utilizadores americanos sugere que está a gerar resultados, mas quais são exatamente esses resultados e quais serão os seus impactos ainda não sabemos. Mas tudo sugere que a curto prazo seremos os próximos a ser abrangidos.


Comentários


campanha grávida.png

Artigos Recentes

bottom of page