top of page

🧠📘O guia de Analytics do Chatbot Messenger do Facebook

Com 80% de taxa média de abertura e 20% de CTR, não é mais nenhum segredo que estratégias através de Facebook Messenger podem ser uma opção poderosa para os profissionais do marketing digital.


Se ainda não experimentas-te um chatbot do Facebook Messenger para a tua empresa, está na hora de o fazer - podes construir um em minutos sem usar qualquer código e tudo que precisas é de um construtor chatbot, como por exemplo o MobileMonkey.


A próxima etapa é monitorizar as métricas e relatórios do chatbot, para obter informações importantes e melhorar o desempenho do teu chatbot.


Para ajudar, descrevi 7 indicadores chave de desempenho do chatbot que precisas prestar atenção. Estes KPIs vão te ajudar a acompanhar os teus resultados e a entender melhor como o chatbot do Messenger está a contribuir para as tuas metas gerais de marketing.


Continua a ler para saber como navegar nas análises do chatbot como um profissional.


1. Total de contactos

As campanhas só podem gerar resultados se as pessoas estiverem realmente a ler a tua mensagem. Dá uma olhada nos teus dados e vê como está o crescimento de teu público.


O ideal é um crescimento constante, e vais ter que fazer mudanças em caso de estagnação ou diminuição.


2. Novos Contactos

Também deves monitorizar a quantidade de novos contactos do Messenger consegues.


Idealmente, deves ver picos em novos contactos quando determinadas campanhas ocorreram.


3. Conversões

Não se trata apenas de conversas e contactos, também precisas prestar atenção às conversões.


O acompanhamento de conversões é simples, especialmente com construtores de chatbot, como o MobileMonkey.


Para acompanhar as conversões, podes configurar formulários que recolhem informações sobre possíveis leads por meio de texto.


Os formulários facilitam a recolha de dados das leads, especialmente com campos que o Facebook pode preencher automaticamente (como nome, endereço, número de telefone, endereço de e-mail, etc.).


4. Sessões

Sessões são o número total de conversas que o teu chatbot tem com utilizadores do Facebook. Esta métrica mostra o quanto o teu chatbot está ativo e quantos usuários interagem com ele.


Procura por picos nas sessões para ver o que está a funcionar melhor. Por exemplo, houve um pico nas sessões quando estavas a oferecer uma promoção?


Encontra o conteúdo que provocou os picos e, em seguida, vê como o podes melhorar utilizando estratégias semelhantes.


5. Taxa de unsubscribe

Tens que manter uma lista de contactos sólida para obter bons.


Embora conquistar novos contactos seja importante, também deves manter os contactos atuais inscritos. Um relatório pode mostrar quantas pessoas deixam de te seguir após cada mensagem.


6. Taxa de Bloqueio

A tua página do Facebook pode ser banida do Facebook Messenger devido a uma taxa de bloqueio alta.


Para evitar isso, precisas verificar a taxa de bloqueio do teu bot na tua página de negócio.


Para encontrares a tua taxa de bloqueio, clica na tab Insights da página do Facebook e seleciona "Mensagens" no menu à esquerda.


Terás uma visão geral de todas as análises do Messenger, incluindo o total de conversas, a taxa de resposta e as conversas excluídas.


Acompanha estas métricas e, se observares taxas de bloqueio anormais, adapta as tuas campanhas e táticas para melhorares este indicador.


7. Anúncios por Mensagens do Facebook

A plataforma de anúncios do Facebook permite que avalies os resultados dos teus anúncios no Messenger - e a métrica mais importante aqui é "Conversas Iniciadas".

Este indicador mostra quantos utilizadores interagiram com a tua página no Messenger pela primeira vez. Também lista quantos utilizadores clicaram num dos teus anúncios do Messenger para participar.


Podes acompanhar o custo médio de cada tipo de engagement através de métricas na plataforma de anúncios do Facebook. Simplifica os relatórios através de personalização das colunas nos teus relatórios no Gestor de anúncios.


Estas são as principais métricas que deves acompanhar para otimizar os teus esforços com o chatbot do Facebook Messenger.


Artigos Recentes

bottom of page