top of page

📹 Google adiciona carrossel de vídeos curtos nas pesquisas



Isto é interessante e pode, potencialmente, ter implicações para a tua abordagem de conteúdo para este ano de 2021.


O Google começou a testar um novo carrossel de resultados de vídeos curtos, fornecendo links diretos para clipes de vídeo relevantes da TikTok e Instagram Reels.



A mudança alinha-se com a crescente popularidade do conteúdo de vídeo de formato curto, permitindo ao Google explorar essa tendência, ao mesmo tempo que mantém a relevância dos seus resultados de pesquisa.


E há um elemento-chave na inclinação do Google para vídeos curtos.


Conforme observado pelo TechCrunch:

"Os vídeos de Instagram e TikTok estavam disponíveis na linha vídeos curtos. Quando clicado és levado para a versão web da plataforma social - não o aplicativo móvel nativo, mesmo se estiver instalado em seu dispositivo. O resultado final é que o Google é mais provável que os utilizadores permaneçam no Google, pois basta tocar na seta para trás para retornar aos resultados da pesquisa depois de assistir ao vídeo. "

Portanto, o Google está essencialmente a tentar tornar-se num mecanismo de busca mais amplo para estes vídeos curtos, mostrando a todos os resultados relevantes da TikTok e Reels. Se esta lista for apresentada pelo envolvimento do conteúdo - ou seja, likes e comentários por vídeo - isto poderia tornar o Google um mecanismo de procura de vídeos curtos melhor do que qualquer uma das plataformas individuais, pois seria uma lista abrangente do que está disponível em todas plataformas.


Para os criadores de conteúdo, isto pode tornar-se uma consideração importante, dependendo de onde o Google conseguir chegar. Chegar à primeira página do Google continua a ser a chave para maximizar a descoberta e, se a criação de vídeos curtos fornecer outra forma de fazer isso, então, pode ser uma consideração valiosa de SEO, dependendo de como e quando o Google pretende exibir estes vídeos.


No exemplo acima, o carrossel é mostrado numa pesquisa por 'Packers', que não é necessariamente uma busca urgente, mas está relacionada ao conteúdo de tendência, com a temporada da NFL atualmente em andamento. Se o Google limitar estes resultados apenas aos tópicos de tendência, pode não ter um grande valor para as marcas.


Isto pode limitar o seu potencial de marketing, mas se a opção se comprovar popular e o Google tentar expandi-la para mais consultas de pesquisa, pode vir a ser valiosa. Isto poderia fornecer mais incentivos para os profissionais de marketing criarem, mais conteúdo relevante em vídeos curtos.


O que, por sua vez, tornaria conteúdo de TikTok, Reels e Shorts muito mais importante no teu planeamento. Se não estavas a considerar os vídeos do TikTok antes, isto pode mudar se de facto o Google expandir este teste.


É bastante limitado por agora e não há muito o que fazer. Mas pode valer a pena ficar de olho nas pesquisas no Google app. Se começares a ver o carrossel de vídeos curtos, pode valer a pena uma investigação mais aprofundada.


Artigos Recentes

bottom of page