top of page

Instagram e YouTube imitam TikTok



Em novembro passado, o Instagram adicionou uma nova funcionalidade chamada 'Reels' no seu aplicativo, disponibilizada apenas para utilizadores no Brasil, que replica amplamente os principais recursos do TikTok.



O modo de vídeo Reels permite criar clips de vídeo em loop de 15 segundos, que podem ser configurados com música e unidos a partir de vários clips. Os teus Reels podem ser partilhados e remisturados, assim como o TikTok, enquanto os Reels principais também são apresentados no Explore, possibilitando a descoberta.



Não ouvimos nada sobre a opção nos últimos seis meses, mas a semana passada, o Instagram anunciou que está a expandir o Reels para utilizadores na França e na Alemanha e adicionou alguns novos recursos.


De acordo com o TechCrunch, o Instagram agora permitirá que os utilizadores partilhem Reels no seu feed principal do Instagram, além de Stories, enquanto os Reels também terão um espaço dedicado no perfis dos utilizadores e na guia Explore.


Isso poderia ajudar a expandir o uso de Reels e torná-lo uma opção de conteúdo mais popular.


Em abril, o The Information divulgou que o YouTube estava a trabalhar numa nova opção de vídeo de formato curto, semelhante ao TikTok, que viveria no YouTube, fornecendo uma nova forma para os YouTubers aproveitarem a crescente tendência de clips de 15 segundos.


Agora, o YouTube divulgou mais informações sobre a função. Conforme relatado pelo TechCrunch, o YouTube partilhou alguns novos detalhes sobre a opção - que é supostamente chamada de 'Shorts'.


Conforme o YouTube:

"Estamos a testar uma nova forma dos criadores gravarem facilmente vários clips diretamente no aplicativo móvel do YouTube e enviarem como um vídeo. Verás uma opção para 'criar um vídeo' no fluxo de upload para dispositivos móveis. Toca ou segura o botão de gravação para gravares o teu primeiro clip e toca novamente ou solta o botão para parar de gravar esse clip. Repete estas etapas até concluires a captura de imagens com duração máxima de 15 segundos. "


Não há muitos detalhes, e não sabemos exatamente como será - e se, de facto, a interface do utilizador procurará replicar o TikTok de qualquer maneira. Mas o limite de tempo de 15 segundos e a funcionalidade de vários clips certamente parecem muito com o estilo TikTok.


Artigos Recentes

bottom of page