top of page

💬Instagram lança nova aplicação de mensagens - 'Threads'

Em setembro, o The Verge informou que o Instagram estava a trabalhar numa nova aplicação de mensagens para amigos próximos, que incluiria um novo recurso de 'Status automático' que ajudaria a manter as pessoas atualizadas sobre os seus movimentos ao longo do dia. Agora, está aqui, com os 'Threads' do Instagram lançado para todos os utilizadores de iOS e Android.



Como explica o Instagram:

"Nos últimos anos, apresentamos várias e novas maneiras de partilhar visualmente no Instagram e de nos conectarmos com pessoas importantes - desde partilhar momentos quotidianos no Stories até mensagens visuais no Direct. Mas, para o teu círculo mais próximo de amigos, vimos que é preciso ficar mais conectado, para que possas comunicar o que estás a fazer e como te sentes através de fotos e vídeos. É por isso que criamos o Threads, uma nova maneira de enviar mensagens para amigos próximos num espaço dedicado e privado. "

Essencialmente, o Threads é uma aplicação de mensagens, com todos os recursos normais que os utilizadores esperam. O Threads é aberto para a câmara - como o Snapchat - e fornece opções rápidas e fáceis para enviar atualizações de texto, foto e vídeo para um grupo selecionado de amigos. Os teus contactos no Threads são definidos pela lista de amigos próximos do Instagram, o que significa que as pessoas com as quais estás conectado no Threads são apenas aquelas dentro do teu círculo mais próximo.


As mensagens enviadas via Threads aparecem nas mensagens do Instagram Direct e no aplicativo Threads, fornecendo integração adicional, em vez de te forçar a enviar todos os teus amigos para outra aplicação. E como observado pelo Instagram, o Threads foi projetado para uma comunicação mais específica e íntima, que se alinha aos dados internos do Instagram, mostrando que 85% das mensagens partilhadas no Instagram são distribuídas para os mesmos três amigos, em vez de pessoas que usam o Direct como uma conexão mais ampla.


Mas onde o Threads procura diferenciar-se de outras aplicações de mensagens, é nas ferramentas Status e Status automático.


O status permite que os utilizadores definam manualmente um emoji com uma mensagem de ausente, mostrando aos amigos uma representação visual do que estão a fazer em qualquer momento. Enquanto isso, o Status automático alocará um status de emoji sem entrada manual, assumindo com base na tua localização, movimento, carga da bateria do telemóvel etc.



De acordo com o Instagram:

"Ouvimos dizer que procuras uma maneira mais fácil de acompanhar os teus amigos durante todo o dia - especialmente quando não tens tempo para enviar uma foto ou conversar. Foi por isso que criamos status. Podes escolher entre um status sugerido (ex. estudar), criar o teu próprio (ex. procrastinar) ou ativar o status automático (ex. em movimento), que partilha automaticamente pequenos pedaços de contexto em que estás sem revelar as tuas coordenadas. Somente os teus amigos mais próximos irão ver o teu status. "

Portanto, uma aplicação da propriedade do Facebook agora rastreia automaticamente os teus movimentos diários e divulga-os, a com o intuito de manter as pessoas atualizadas sobre a tua atividade.

O Facebook está claramente ciente das reservas que as pessoas podem ter a este respeito, e é por isso que também é fornecida uma explicação detalhada das opções de privacidade que os utilizadores do Threads têm disponível.


No que diz respeito ao status automático, especificamente, o Facebook fornece esta visão geral:

"Se ativares o Status automático, o Threads solicitará a tua localização, movimento, nível da bateria e conexão de rede do telemóvel para determinar qual o contexto a partilhar. Por exemplo, o Status automático pode usar a tua localização para mostrar aos teus amigos que estás "☕ Num café". Ou o Status automático pode detectar que estás a andar de bicicleta e definir o teu status como "Em movimento". Antes que isso seja ativado, serás informado sobre quais as informações que o Status automático está a solicitar e o status automático não irá partilhará a tua localização precisa com os teus amigos e, quando o Threads envia informações de localização ao nosso servidor para procurar locais, elas não são armazenadas lá - essas informações são armazenadas apenas no teu dispositivo por um tempo limitado. Essa informação também será eliminada se eliminares os Threads ".

Portanto, nada com que te devas preocupar - e os utilizadores já partilham informações semelhantes pelo Snap Map, com as quais os utilizadores do Snapchat não parecem muito preocupados, então podes ver porque o Facebook se sentiria confortável ao incluir esta funcionalidade, independentemente das discussões mais amplas sobre privacidade.


E o Snapchat é para onde o Facebook está a apontar com o Threads. O Snapchat tornou-se imensamente popular para discussões com conexões próximas, o que é um dos elementos frequentemente ignorados no aparecimento do Stories, que foi originado do Snap. Embora o Stories seja de facto uma função importante da aplicação, o Snap observou que apenas 25% dos seus utilizadores ativos diários estavam realmente a publicar stories todos os dias, enquanto mais de 60% estavam a utilizar a câmara para criar Snaps .


Isso sugeriria que a maioria dos utilizadores do Snap estam realmente interagindo numa conexão individual, em oposição à publicação pública, um elemento que o Instagram, dada as suas raízes na publicação pública, não foi capaz de aproveitar.

Threads procura resolver isso. Ao trabalhar com as tendências de uso e concentrar-se no comportamento dos utilizadores do Snapchat, o Instagram espera poder fornecer uma solução de conexão em tempo real melhor que o Snap.


Esta é realmente a chave essencial para o Threads e do seu potencial. Embora alguns vejam o Threads como uma maneira de fazer com que os utilizadores voltem ao Instagram pelo Snapchat, na verdade, é mais sobre prevenção e impedir que os utilizadores fujam para o Snap em primeiro lugar.


O Instagram tem mais utilizadores e mais alcance global. Se pode fornecer ferramentas semelhantes ao Snapchat, principalmente em regiões onde o Snap ainda não ganhou força, dará aos utilizadores, em teoria, menos motivos para mudarem para o Snap.

Nesse sentido, não se trata de vencer o Snap, mas limitar o seu potencial de mercado.


Portanto, mesmo que não vejas os teus amigos a fazer downnload e a usar o Threads imediatamente, isso não significa muito em termos de sucesso ou fracasso - é mais uma jogada de longo prazo, que poderá diluir a influência do Snapchat ao longo do tempo.


Aliás, esse é o mesmo processo que o Instagram usou anteriormente - 'Direct', lançado em dezembro de 2017.



A Direct procurou substituir o Snapchat 'diretamente', concentrando-se em filtros de rosto e ferramentas visuais. O Instagram lançou o Direct no Uruguai, Chile, Turquia, Itália, Portugal e Israel, regiões onde o Snap não ganhou força, mas acabou por ser encerrado no início deste ano, aparentemente devido à falta de uso.


O Threads adota uma abordagem diferente, concentrando-se mais nos benefícios de conexão do Snaps, além de ser implementado em todas as regiões imediatamente. Isso pode fazer com que ele ganhe mais força e, como observado, diminua o potencial do Snapchat ligando mais atividades sociais na mesma rede.


Será que vai dar certo? Quem sabe… Mas o que está bem visível é que o Facebook realmente quer esmagar o Snapchat. E a Zuck and Co. Irá continuar a apresentar novas soluções para isso acontecer.


Artigos Recentes

bottom of page